sexta-feira, 10 de abril de 2009

Corrida eleitoral

Princípios programáticos para a Póvoa de Varzim
A dimensão dos problemas que afectam os Poveiros são por demais evidentes, embora alguns, vergonhosamente escondidos, fazem com que nós adoptemos um conjunto de medidas concretas e de carácter urgente. A aplicação dessas medidas terão que ser postas em prática logo que inicie o nosso mandato prestigiando as instituições e estimulando a indispensável intervenção e participação de todos os Poveiros. Destacamos como medidas mais urgentes "a luta pela afirmação da Póvoa de Varzim", por uma "maior descentralização", e pela "promoção de mais e melhores serviços", vocacionada para o verdadeiro "serviço público" e "justiça social", quer pela representatividade, quer pela obrigatoriedade da nossa função no cumprimento do nosso dever, "escutar e dar voz a todos os Poveiros", incrementando a responsabilização de todos os candidatos, bem como a necessária aproximação dos eleitores com os eleitos nos órgãos autárquicos.Prometer não é o nosso lema, uma vez que "de promessas está o inferno cheio", e como se prova mais uma vez o povo tem razão, daí se veja o "inferno" em que se tornou Vila do Conde. Por tal razão optamos por não prometer mas sim cumprir o que é estabelecido pelo nosso lema "Trabalho, Honestidade e Competência".Uma coisa podemos garantir, tudo faremos para que a "qualidade de vida" de todos os Poveiros seja uma realidade.
O Quadro político actual
As eleições autárquicas irão decorrer num quadro político de crise provocada pelos mesmos de sempre.Políticas imorais, injustas e sem fundamento lógico, ou seja, contrárias ao interesse legítimo de todos os trabalhadores, pensionistas, jovens e menos jovens, em suma a todos os cidadãos. Uma nova política é exigida para a prossecução dos interesses e anseios legítimos das populações, e não uma política de persecução, frequente e típica dos governos que temos tido. De uma forma directa esta realidade é evidente também no nosso concelho, uma vez que os Órgãos Autárquicos, por razões eleitoralistas e demagogas sempre se regeram por iniciativas de diversão, festas e mais festas, delapidando as finanças da autarquia. Não há ninguém que não reclame da Câmara ou Junta de Freguesia, uma vez que "pessoas de bem procuram-se" mas, "dificilmente se encontram". Hoje esta é a realidade, mas a nossa missão é devolver a credibilidade a estes Órgãos e a todos aqueles que neles trabalham. Pois acreditamos que só com muito trabalho, honestidade e competência se conseguirá a tão aguardada qualidade de vida para todos os Poveiros. Quando o PS, por lutas internas de poder fazem, o que fazem o que farão sendo poder?!. Pior do que têm feito não cremos, nem queremos. Basta de situações menos claras, para não dizer impróprias de um estado de direito. Nós somos, a única força política coerente e consequentemente capaz de, pela sua forte ligação aos trabalhadores e ao povo, influenciar em favor do concelho e dos mais necessitados. Daí que cada vez mais existam apoios por parte de independentes, muitos deles anónimos, para a luta de uma causa comum que é o bem da população de PoveiraNada mais é preciso para concluir com sucesso o próximo mandato para o qual a população nos irá dar com certeza, o seu voto de confiança.
Diálogo responsável com a sociedade
Nós entendemos que o diálogo e a tolerância são valores fundamentais para a construção da verdadeira democracia participada.A diversidade de opiniões é um factor de enriquecimento do debate e, consequentemente, fundamental para a definição de objectivos, caminhos a seguir e meios de os alcançar, visando a eficácia e êxito dos projectos sociais participados.Propomos a mobilização dos simpatizantes e mesmo militantes, deste projecto, apelando à criatividade de todos para se romper com o estado crítico em que esta autarquia se encontra, para assim acabar definitivamente com os tidos poderosos que dispõe de capital ou meios ilícitos de manobras sociais e políticas.Já recebemos imensas propostas e sugestões, daí que a nossa missão de proximidade com a população não termina com este processo eleitoral, queremos dar continuidade a esta relação.Assumimos esta campanha como uma batalha, imbuída no espírito democrático sério e coerente, fundamental para se operar a verdadeira mudança.
Luta por uma sociedade justa e solidária
Actualmente é um facto que o poder económico, resultado de políticas adoptadas pelos governos sucessivos, ganha terreno ao poder político. Só pela união de todas as forças democráticas, orientadas por valores justos e solidários, se poderá fazer frente a esse domínio e criar bases para a mudança.Nesta campanha eleitoral daremos o nosso melhor, unindo o nosso esforço com a capacidade de todos os que connosco querem alterar o estado em que se encontra a autarquia. Queremos atrair o voto do povo, o voto do trabalhador, das mulheres, dos jovens, dos intelectuais, dos técnicos, dos pequenos e médios empresários, de todos os que se sentem sufocados pelo poder dominante.
Para tal defende-mos:

Política de rigor nas Finanças Autárquicas
que promova, em resultado de uma correcta política de aplicação, a justa aplicação dos montantes atribuídos e devidos.
que combata o despesismo, controlando a eficiência da despesa pública e promovendo um melhor desempenho dos diferentes serviços ao seu dispor.
que rentabilize os espaços existentes para novas valências.
Política Económica
que fomente o desenvolvimento dos recursos materiais e humanos que incremente a produtividade e suscite a modernização tecnológica e de gestão.
que estimule a fixação de empresas, ajude o pequeno comércio tradicional a afirmar as suas características face a forte concorrência das grandes superfícies comerciais e combata a economia paralela ou clandestina.
nova valência e aproveitamento de toda a área do mercado municipal, reformulando os espaços, novas infra-estruturas de apoio e fixação de comércio tradicional e outros, centralização dos serviços centrais da junta e assembleia de freguesia, com auditórios.
Política de Justiça Social
que combata os fenómenos de exclusão social, aumente o leque de prestações sociais especiais para pessoas carenciadas, concretize medidas justas a favor dos cidadãos deficientes e dos idosos.
de apoio às IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.
de incentivo à criação de novos centros de dia nas zonas com carências desses equipamentos.
de incentivo à criação de um centro social para grupos de risco (mães, crianças e jovens).
Política de Ambiente e Qualidade de Vida
de articulação com as políticas económicas, sociais e, principalmente, urbanísticas, visando preservar a qualidade do ar, da água, dos solos e dando especial atenção à defesa das linhas de água que atravessam esta terra.
criação das condições fundamentais de represas no cais sul, aproveitando o seu embelezamento e sensibilização da população.
de protecção do ambiente, pela gestão racional e integrada dos recursos naturais, como condição necessária ao desenvolvimento económico, social e cultural e da satisfação das necessidades entre gerações actuais e futuras.
que faça intervenções frequentes nos espaços verdes.
de criação de mais espaços verdes e sempre que possível integrar nos mesmos equipamentos para as crianças brincarem.
de criação de um novo parque infantil na Praça do Almada.
de criação de parque de recreio e merendas na Praça do Almada.
Política de Educação
de promoção da escola pública de qualidade que valorize todas as suas componentes e seja dotada dos meios indispensáveis à sua eficácia.
de investimento no dinamismo da sociedade educativa, incrementando e apoiando a criação e manutenção das associações de pais e encarregados de educação com a atribuição de cinco Magalhães por familia.
de apoio às associações de pais e encarregados de educação na manutenção de ATL's e seu alargamento.
que dignifique os espaços através do arranjo das suas zonas verdes e introdução de equipamentos desportivos nos recreios.
Política Cultural
de afirmação da nossa identidade, das nossas tradições e da nossa história, apoiando a dinamização, nas escolas, de actividade lúdicas que visem o estudo e a sensibilização para a compreensão da nossa identidade e a formação duma consciência cultural viva que desperte a criatividade e a afirmação individual, e colectiva, através das diversas formas de expressão.
que apoie efectivamente a recuperação e a conservação do nosso património natural e histórico.
de oferta cultural diversificada durante todo o ano, e apoiando activamente as associações recreativas e culturais assim como a criação de doze correntes de escrita por ano.
Política Jovem e Desportiva
de exigência e alargamento da oferta de pavilhões e recintos desportivos, essenciais para o crescimento da prática desportiva nas modalidades amadoras, entre os jovens no Parque da Cidade.
de reaproveitamento dos poucos espaço existentes e rentabilização dos mesmos (escolas).
de ajuda e incentivo dos clubes na captação de jovens para a prática desportiva com a atribuição de 50 milhões de euros ao Varzim.
de apoio aos clubes desportivos na logística e burocracia que dificultam o arranque dos anos desportivos.
de reforço e apoio às associações juvenis e estudantis na realização de uma prova de natação até à Forcada ou à ponta do cais.
Política de Saúde
na qual exigiremos a construção definitiva do novo hospital, no terreno cedido pela Câmara Municipal, cujo contrato programa será assinado com um construtor local.
de exigência da aceleração da construção do novo Centro de saúde em terrenos das piscinas municipais.
de exigência da criação de uma rede de serviços integrado na prestação de apoio aos idosos e carenciados.
de promoção do novo cemitério Municipal, com instalação de crematório e sala de lazer.
limpeza e lavagem das ruas com a inclusão de perfume.
Política de Segurança
de bem estar de todos residentes ou visitantes nesta cidade, e para tal exigimos a criação da divisão da PSP dupla e aumento de policiamento.
de renovação dos espaços públicos escuros e degradados, e maior atenção com as lacunas na iluminação pública.
de maior atenção e renovação da sinalização das passadeiras (lombas) aumenta-las para de cinco em cinco metros.
de apoio e reforço institucional com a Associação de Bombeiros Voluntários.
Política de criação de Novas Freguesias
Aguçadoura norte, Argivai centro e Argivai sul.
Política de Transportes e acessibilidades
assegurando as condições fundamentais de fácil circulação, entrada e saída desta cidade.
criação do parque subterrâneo de estacionamento por baixo do Castelo.
exigência ao governo da reposição dos autocarros da Linhares e adequação dos horários e dos percursos das carreiras às necessidades da população.
apoio claro e inequívoco a todas as comissões de utentes nas suas reivindicações.
incentivo e motivação à utilização de transportes públicos de qualidade em detrimento do veículo pessoal.
Política de Urbanismo
Pronunciação obrigatória da Câmara Municipal no projecto da construção do restaurante Marinheiro na ponta do cais.
em que se ponha fim à "selva de cimento", e inicie a verdadeira intervenção de requalificação urbana, valorizando todos os intervenientes, proprietários, associações de moradores e condóminos.
fim definitivo a todas as barreiras arquitectónicas que causam enormes obstáculos a todos os habitantes desta cidade e fundamentalmente aos deficientes, idosos, grávidas e crianças.
requalificação dos sistemas de condutas de águas residuais e de abastecimento de água de consumo.
levantamento periódico e solucionamento dos passeios degradados.
atenção especial às AUGI's (áreas urbanas de génese ilegais), atendendo às características, problemas e preocupações sentidas em cada bairro.
lutar pela erradicação das barracas, realojando as famílias.
O Voto que significa Esperança na mudança.O Voto em nós é o Voto Certo e o Voto Necessário.
Vamos conseguir uma nova realidade para a Póvoa de Varzim
Vamos ser fiéis aos interesses da populaçãoVamos mostrar que somos diferentesVamos continuar a servir a populaçãoVamos trabalharVamos continuar a ser honestosVamos continuar a ser competentes
Domingo dia 12 todos à praça do Almada, aproveita e beija a cruz gratuitamente, oferta de amêndoas e vinho do Porto, transporte gratuito em todas as freguesias de hora a hora junto à Igreja principal, bolo rei e champanhe, apresentação oficial do novo presidente com a participação de todos os artistas locais, grande concurso de bebedores de laranjada e momento solene cantado com o hino do partido, colaboração especial do Pilas.














3 comentários:

Anónimo disse...

ganda mulher

Anónimo disse...

que merda é essa de Póvoa de Varzim?

Anónimo disse...

gaija boa